Veadinho
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

English

Reserva Mãe-da-Lua

A nossa RPPN é situada no município de Itapajé no Ceará, à 120 km de Fortaleza. Inclui uma grande parte dos lados este e norte da Serra das Vertentes (aproximadamente 400 hectares da reserva) e planície no sul da serra (360 hectares). Veja fig. 1.
Serra das Vertentes
18/02/2010; RPPN Mãe-da-Lua, Itapajé-CE
Figura 1. No primeiro plano um açude seco e vegetação de Caatinga. No segundo plano a serra da RPPN Mãe-da-Lua ("Serra das Vertentes"). A distância entre o açude ("A" na foto) e a "mata fresca" na linha da serra ("B") é aproximadamente 1700 metros, e um gavião poderia voar de "A" a "B" em menos de 2 minutos. Porém, uma pessoa caminhando nas nossas trilhas sinuosas leva no mínimo duas horas para chegar.

A elevação máxima da serra é 650-700 metros.

Até o início da década de 70, em grandes partes da propriedade havia plantações de algodão. Estas plantações cobriram a planície e os declives de fácil acesso na serra, porém, não atingiram as partes mais altas da serra, nem as áreas onde escarpas impossibilitaram a agricultura. Em cima de um dos serrotes tinha um bananal, que foi abandonado há décadas.

A partir dos anos 70, a fazenda foi usada para criar gado em pasto nativo (Caatinga secundária) e para agricultura de subsistência, com cortes de madeira e queimadas. As áreas de difícil acesso e algumas das antigas áreas de algodão ficaram sem mais interferência.

A Associação Mãe-da-Lua, uma entidade sem fins lucrativos, comprou o terreno em 2006 e o transformou em uma reserva ecológica. Flora e fauna são agora protegidas e a caça é proibida. Desde 2009, a reserva é oficialmente reconhecida como RPPN, pela Portaria 58, do 29 de Julho de 2009, ICMBio, Ministério do Meio Ambiente.

Vegetação da Serra

A flora da reserva é variada. Em geral, as áreas de difícil acesso são as melhor preservadas. Numa parte da serra, a mata está crescendo sem distúrbios, desde 30-40 anos. Há até áreas onde a mata nunca foi cortada, porém, pelo menos em parte, estas sofreram incêndios.

Os principais tipos de vegetação na serra são:

Serra das Vertentes
28/02/2010. RPPN Mãe-da-Lua, ItapajéCE
Figura 2.

(A) Mata seca madura numa área rochosa, na serra da RPPN Mãe-da-Lua. As árvores têm somente 2-4 metros de altura.

(B) A mais grossa embiratanha na serra da RPPN Mãe-da-Lua.

Vegetação da Planície

A vegetação dominante na planície é Caatinga arbórea secundária em vários estágios de regeneração e recuperação (fig. 4). Há área extensas com alta biodiversidade, que parecem ter crescido sem interferência desde há 40-50 anos ou mais. Outras áreas são menos preservadas.

Caatinga lowland
21/02/2010. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.
Figura 4. Caatinga arbórea na planície da RPPN Mãe-da-Lua. (A) Arapiraca (Chloroleucon dumosum). (B) Sabiá (Mimosa caesalpiniifolia). Nos arredores desde lugar, é às vezes possível ver ou ouvir o Jacu verdadeiro (Penelope jacucaca), a pequena saracura Aramides mangle ou macacos-prego.


Início da página