Veadinho
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

A Associação Mãe-da-Lua, proprietária da Reserva Mãe-da-Lua em Serrote-do-Meio, Itapajé-CE, não é ligada a nenhum partido e não recomenda candidatos.

Eleições municipais 2020

24/09/2020 — por Hermann Redies

Os candidatos têm compromisso com o meio ambiente?

Por conta das eleições, vivemos um momento favoravel para conversar com os políticos sobre os problemas ambientais do município e cobrar respostas e medidas. Por exemplo, os residentes da cidade de Itapajé poderiam falar com os candidatos a prefeito sobre as recentes queimadas (Blog do Maikon Rios) perto da cidade e exigir medidas CONCRETAS, no programa do candidato, para evitar que estes fogos voltem a acontecer.

A Associação Mãe-da-Lua também queria contribuir ao debate. No seguinte, apresentamos algumas idéias como os políticos do município poderiam apoiar a reserva. Gostaríamos de saber a posição dos candidatos a prefeito ou a vereador sobre as nossas sugestões.

Propostas para os candidatos
a vereador e a prefeito,
relativas à Reserva Mãe-da-Lua

(1) Parar as queimadas

Queimadas na roça podem causar incêndios nos terrenos vizinhos. O governo municipal deve tomar medidas contra as queimadas ilegais nas proximidades da Reserva Mãe-da-Lua, para evitar fogos florestais dentro da reserva. Os agricultores envolvidos devem adoptar técnicas sem fogo e sem o risco de causar emergências ambientais.

Esta sugestão da Associação Mãe-da-Lua é limitada ao manejo da reserva, mas, obviamente, um governo municipal responsável deveria parar as queimadas em todo o município.

Veja também meu blog do ano passado.

(2) Não à Mineração na Serra das Vertentes

Há planos de mineração de quartzito, de minério de ferro e de calcário na Serra das Vertentes. Mineração dentro da reserva é (por enquanto) proibida, mas o nosso terreno seria cercado por minas nas extremidades sul, este e oeste. Isso vai impossibilitar o manejo da reserva e acabar com a beleza e a graça da Serra das Vertentes. Nossa proposta: Os governos municipais de Itapajé, Tejuçuoca e Apuiarés devem vedar qualquer mineração na Serra das Vertentes e suas redondezas.

Mais informações aqui.

(3) Regularização fundiária na vizinhança

No lado este da reserva, há uma herança velha, nunca repartida e agora na maior parte (ou inteiramente?) sem proprietários legítimos. Há cerca de 80 casas e centenas de residentes. Já houve muitas brigas entre a reserva e os habitantes deste terreno, sobre queimadas, caça, invasão da reserva por cabras e porcos, construção de cerca, etc. O prefeito deveria promover a regularização fundiária naquele terreno. A regularização traria benefícios para os moradores, por exemplo, acesso à creditos do governo. E seria mais fácil de resolver os conflitos, porque nos poderiamos conversar e fechar acordos com proprietários legítimos, que têm glebas claramente definidos e que conhecem seus direitos e obrigações.

Mais informações aqui.

(4) Educação ambiental

A Reserva Mãe-da-Lua poderia servir para educação ambiental, por exemplo, para aulas de campo sobre as árvores ou a fauna da Caatinga. Contudo, falta um centro de visitantes e outra infraestrutura. Se o município tiver interesse e puder contribuir com verbas, poderíamos realizar projetos com escolas, etc.

Os candidatos que concordam com uma ou várias das propostas, por favor, entrem em contato. Esperamos que ninguém declare seu apoio apenas para ganhar votos ambientalistas!

Início da página