Veadinho
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Cabras na Reserva Mãe-da-Lua: Multa!

22/10/2016 — por Hermann Redies
O propósito da Reserva Mãe-da-Lua em Serrote-do-Meio (Itapajé-CE) é a preservação da vegetação e dos animais silvestres da Caatinga. A parte sul da Reserva é conhecida como Salitre. Antigamente, houve muita agricultura nesta área, e a vegetação era bastante acabada: jurema, mofumbo e marmeleiro dominaram, quase não houve mais aroeira ou pau d'arco. Mas agora o Salitre é uma área ambiental e a vegetação nativa da Caatinga pode, aos poucos, renascer.

Cabras atrapalham este processo de regeneração da vegetação. Por exemplo, estes animais comem os poucos "filhotes" da aroeira, que já aparecem em alguns lugares. Por isso, cabras não são permitidas na Reserva Mãe-da-Lua. Obviamente, o problema poderia ser resolvido com um cercado apropriado. Porém, construir e manter um cercado para as cabras é responsabilidade do criador, e nem todos querem se cansar com estes detalhes.

Em setembro e outubro de 2016, eu vi várias vezes um pequeno rebanho de cabras durante minhas caminhadas na Reserva. No dia 12 de outubro, consegui prender 3 cabras deste rebanho e coloquei uma foto dos animais na minha página no facebook (13/10/2016). O dono manifestou-se logo. Já houve ocorrências parecidas com a mesma pessoa no passado, e, por isso, eu informei o ICMBio sobre o caso.

Os fiscais do ICMBio

Figura 1.

As cabras encontradas na RPPN foram guardadas no curral da sede da Reserva Mãe-da-Lua. A foto mostra os fiscais do ICMBio, o Sr. Francisco Damião e o Sr. Maurício Barroso, com duas cabras. Uma das cabras pariu enquanto nós esperamos a chegada da fiscalização. Nasceram dois cabritos bonitos, agora com 5 dias de idade.
Os fiscais do ICMBio chegaram no dia 21 de outubro. O dono das cabras foi autuado (processado por infraçao ambiental) e multado. Depois, as cabras foram devolvidas ao dono.

Neste ano, a invasão da reserva por cabras, ovelhas, gado e porcos foi major do que nos anos passados. Parte do problema é que o ICMBio não tem os recursos necessários para fiscalizar com mais frequência. No caso específico da nossa reserva, a atitude inconsistente e passiva do MP/CE de Itapajé (TAC do 07 de maio de 2014) também não adianta.

Eu queria parabenizar os fiscais do ICMBio pela ação bem sucedida. Houve autuação com multa, e eu acredito que isso vai ter um efeito. Obrigado para a ajuda!

Início da página