Piptadenia stipulacea (BENTH.) DUCKE

Figura 1.
Esta espécie ocorre em algumas áreas da planície da reserva, em Caatinga secundária.A Piptadenia stipulacea e a Mimosa arenosa são parecidas. Mas quando elas entram em floração, é fácil distinguí-las: A inflorescência da P. stipulacea parece amarela-esverdeada (foto acima) e a da M. arenosa parece branca (foto aqui).
A espécie Piptadenia stipulacea nasceu em circunstâncias modestas, a saber, em uma nota de rodapé, em francês e em latim, de Ducke 1930, p. 126:


Figura 2.
(A) Uma espiga da inflorescência.
(B) Detalhes da espiga mostrada em (A), com muitas pequenas florzinhas. A corola é de cor amarelo-esverdeada pálida e os estames parecem mais ou menos brancos. Cada flor tem 5 pétalas e 10 estames (e um pistílo que não é bem visível). As fotos foram feitas com um celular (G5), que não é apropriado para este tipo de aplicação. Por isso, a foto em (B) é tão desfocada. Mas é melhor que nada.

Figura 3.
A foto mostra características que ajudam a identificar a espécie: uma glandula (de nectar?) na base do pecíolo, e estípulas de ambos os lados do pulvinar.Literatura consultada
Ducke 1930, p. 126
Ducke 1959, p. 54
Lorenzi 2016, p. 162
Nickel Maia 2004
Site do Rubens Queiroz: Leguminosae