Myrciaria cuspidata O. BERG
Figura 1.
Em Junho de 2017, depois das chuvas, encontrei na serra da reserva, em uma altitude de 600m, esta árvore recentemente caída, mas aparentemente com condições de sobreviver. Ela continuou com folhas verdes, e, nos meses seguintes, nasceu rebrote em vários lugares do tronco.As fotos (A)-(D) são de Junho de 2017.
(A) O tronco da árvore caída. O tamanho da planta é de 9-10m, com DAP de 14 cm.
(B) O corte mostra a casca e a madeira.
(C) As folhas são simples, opostas, e mais ou menos cruzadas.
(D) Detalhes das folhas.
Em novembro e dezembro de 2017, achei vários outros arbustos e arvoretas parecidos com a árvore caída, e estou assumindo que a espécie é a mesma. Alguns indivíduos carregaram frutos (figura 2). A identificação da espécie foi discutida no facebook (no Grupo Identificação de Plantas e no Grupo Identificação Botânica). Consenso final: Myrciara cuspidata.
Figura 2.
As frutinhas são sesseis e têm um diâmetro de 1 cm ou menos. Elas são verdes, amarelas, alaranjadas ou vermelhas e contêm uma ou duas sementes.As frutinhas da foto não são da árvore caída da figura 1, mas de outro indivíduo.
Figura 4.
Detalhes da folha da figura 3. A nervação é broquidódroma, com "nervuras secundárias reunidas próximo à margem, formando uma nervura coletora." (Souza et al. 2013, p. 123).Mais informações em Cardoso & Sajo 2006.
Literatura consultada
Cardoso et al. 2009
Lorenzi 2016, p. 257
Romagnolo & Souza 2004
Stadnik et al. 2018