Myracrodruon urundeuva ALLEMÃO
Figura 1.
A aroeira é uma das árvores mais conhecidas da Caatinga. Na Reserva Mãe-da-Lua, temos muitas delas, inclusive alguns indivíduos velhos que conseguiram sobreviver incêndios e queimadas. Um exemple é a árvore na foto, que não é muito alta (talvez 10-12 metros), mas tem um diâmetro de quase 50cm e parece ter 100 anos ou mais. Ao lado do tronco, Raimundo Lino, que me mostrou este exemplar alguns anos atrás.A aroeira tem numerosas virtudes. A madeira "dura a vida toda e mais 100 anos" e é muito procurada. A casca "é medicinal", como os sertanejos dizem, e se usa como remédio para doenças "das vias respiratórias, do aparelho urinário, nas hemoptises e metrorragias" (Braga 1976, p. 49). As folhas podem servir de forragem para cabras, ovelhas e até cavalos.
Myracrodruon significa "drupa resinosa". O epíteto "urundeuva" é baseado no nome da espécie em tupi (Allemão & Allemão 1862, p. 5).
Figura 2.
As flores de M. urundeuva são unisexuadas e a planta é dioica: uma árvore individual tem sómente flores masculinas ou sómente flores femininas. A foto mostra uma ramo com flores masculinas.Figura 3.
Ramo com botões florais femininas. Os botões têm um forte aroma de manga.Figura 4.
Ramo com frutas.Figura 6.
As folhas da aroeira são alternas e imparipinadas. A foto mostra uma folha de uma muda, com 7 folíolos.Figura 7.
Desenho de um ramo com flores femininas.Figura 9.
Capa da publicação "Trabalhos da Commissão Scientifica de Exploração. Secção Botanica. 1° Folheto". Este caderno contem o protólogo de Myracrodruon urundeuva, que é um verdadeiro icone da Caatinga. Contem também a descrição original do pau-branco, uma das árvores típicas do Ceará.Durante meses, procurei uma copia do texto. Aqui no Brasil, ninguém soube onde se encontra ainda um exemplar desta publicação importante. Finalmente, alguem sentiu pena de mim e me mandou fotos do folheto de uma biblioteca na Suiça.. Vc já pensou?
Literatura consultada
Braga 1976
Engler 1876, p. 400 e t. 85
Matos 2002
Nickel Maia 2004
Santin 1989