Pleroma heteromalla
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Espécie anterior Próxima espécie

Ficus sp1

Gameleira, mata-pau
Fam.: Moraceae
Ficus sp.
19/09/2018. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.

Figura 1.

A partir de 300m de altitude, gameleiras são bastante comuns na nossa reserva, especialmente nos lugares mais húmidos: na beira dos olhos d'água, nas grotas e na Mata Fresca. Mas há também exemplares em lugares muito secos, como a árvore da foto, que cresce na mata seca serrana. O homem ao lado da gameleira é Raimundo Lino.

As figuras 1, 2, 4 e 5 são da mesma árvore. A figura 3 é da mesma espécie, mas de outra planta.

Início da página

19/09/2018. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.

Figura 2.

Um ramo com folhas e sicônios imaturos, tirado do indivíduo da figura 1. As folhas são simples, inteiras e alternas; os sicônios são mais ou menos globular.

Início da página

19/09/2018. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.

Figura 3.

Ramo com sicônios (outro indivíduo que nas figures 1,2). Os sicônios crescem normalmente em pares. Quando há somente um sicôncio, quase sempre se vê uma cicatriz sugerindo que o outro caiu.

Início da página

14/03/2021. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.

Figura 4.

Gameleiras são também chamadas de mata-pau, pela seguinte razão: Elas podem formar raizes aéreas que crescem do topo da planta para baixo, como lianas invertidas, até fixar-se no solo. Durante este processo, a raiz aérea pode envolver plantas vizinhas, e estas ficam danificadas e finalmente morrem, quando a raiz aérea cresce e engrossa no decorrer dos anos. Veja a situação precária da árvore com a casca vermelha na foto. Ainda ela está viva, mas eu acredito que a gameleira vai acabar estrangulando-a.

Início da página

14/03/2021. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.

Figura 5.

As gameleiras no alto da serra da Reserva são geralmente lotadas com epífitas. A foto mostra uma Begonia sp., que se fixou no caule da gameleira da fig. 1. Há ainda muitas outras epífitas acima desta mesma árvore: uma Clusia, mais begonias, e, nos ramos altos, distante demais para a lente da minha câmara, centenas de orquídeas.

Início da página