Prevenção aos incêndios florestais:
Prevfogo na Reserva Mãe-da-Lua
Em 2016, houve várias queimadas ilegais perto da nossa reserva (blog), e o IBAMA multou dois agricultores vizinhos. Em 2017, eu escrevi uma carta ao MP/CE (Dra. Valeska Catunda Bastos, 2° Promotoria), pedindo medidas para a proteção da Reserva Mãe-da-Lua, que é de interesse público. A Dra. Valeska solicitou do IBAMA a realização de atividades preventivas contra as queimadas ilegais, e, nos dias 29 e 30 de Agosto de 2017, uma equipe do Prevfogo do IBAMA visitou a nossa unidade.
Eu preparei uma lista dos vizinhos que fizeram queimadas nos anos passados, e os agentes do IBAMA, os senhores Kurtis e Jorge do Prevfogo, além do Sr. Fernando Olivier da Fiscalização) visitaram estes e outros moradores e conversaram amigavelmente com todos. Explicaram a função do Prevfogo e a legislação sobre queimadas, além de enfatizarem que os agricultores da região devem ter muito cuidado para não causar incêndios florestais na Reserva Mãe-da-Lua.
Figura 1.
Os brigadistas do Prevfogo, fazendo um aceiro entre a Reserva e o terreno dos Bentos.Havendo vento ou se as chamas forem grandes, um aceiro não é uma proteção eficiente. Contudo, eu já vi que um fogo na reserva foi parado por um aceiro, a saber, no incêndio criminoso de 2013, quando um dos quatro fogos colocados pelos criminosos apagou-se sozinho no aceiro abaixo da linha da CHESF que transversa o Salitre.
Figura 2.
Os técnicos do Prevfogo Kurtis Bastos e Jorge, o Sr. Fiscal Fernando Olivier e os seis brigadistas.Ressalta-se que técnicas de plantio sem queimadas existem. Inclusive, convidei o pessoal da Secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Secretário Pedro Rocha) para acompanhar as atividades do IBAMA, com o intuito de explicar e promover o uso destas técnicas. Infelizmente, ninguém apareceu.
Gostaria de agradecer ao IBAMA e à 2ยบ Promotoria de Itapajé pelo apoio. Sozinho, eu não consigo resolver todos os problemas, e, sem a ajuda das autoridades, a situação da reserva seria muito mais difícil.