Veadinho
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Incêndio criminoso na Reserva Mãe-da-Lua

16/11/2008 — por Hermann Redies
A Reserva Mãe-da-Lua em Itapajé-CE tem como finalidade a proteção da flora e fauna da Caatinga. Proprietária do terreno, e responsável pelo projeto de conservação, é a "Associação Mãe-da-Lua", ume entidade sem fins lucrativos. Veja este link para mais informação sobre a reserva e a sua flora e fauna.

O lado leste da reserva e limitado por uma velha cerca de madeira e arame farpado. Na noite do 16 de Novembro de 2008, pessoas desconhecidas incendiaram esta cerca em quatro lugares diferentes, no início da cerca (na extremidade Nordeste da Reserva) e em três outros pontos, distribuídos numa extensão de 1500 metros.

Nesta época do ano, tem frequentemente um forte vento, vindo justamente da direção Nordeste. Por isso, um incêndio na cerca Este da Reserva tem o potencial de se espalhar para a Reserva inteira, até a linha da Serra dos Vertentes. Tal incêndio é á ainda mais perigoso, se o fogo é posto em quatro pontos ao mesmo tempo, como foi o caso aqui.

Felizmente, nesta noite, não houve vento, e os incêndios foram descobertos por um vizinho cedo da manhã. O dano foi limitado: no total mais ou menos 100 metros de cerca destruída, sem dano na vegetação da Reserva.

Incêndio na Reserva Ecológica Mãe-da-Lua
Cerca da Reserva Mãe-da-Lua no dia 17/11/2008.

Figura 1.

Desconhecidos incendiaram a cerca aqui, e em mais três outros lugares do mesmo trecho, na noite do 16 de Novembro de 2008.

Claramente, há pessoas que querem causar prejuizo ao nosso projeto de conservação. Quem poderia ser? Caçadores, querendo se vingar pela proibição da caça na Reserva? Criadores de ovelhas ou cabras, querendo se vingar porque os animais deles já não podem pastejar nas terras da Reserva?

Início da página