Pleroma heteromalla
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Espécie anterior Próxima espécie

Anisacanthus trilobus

Família: Acanthaceae.
Aspecto geral: Erva.
Anisacanthus trilobus
19/06/2017; Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE. Câmera Moto G5.

Figura 1.

Na serra da Reserva Mãe-da-Lua, esta planta é bastante comum. Segundo Côrtes and Rapini 2013, a espécie é endêmica da região semiárida do Nordeste.

ID por Peter Hargreaves no Grupo Identificação Botânica do facebook.

Achei imagens de uma excicata de A. trilobus da coleção do Arizona State University Vascular Plant Herbarium: foto A e foto B. A excicata da foto B é muito semelhante à imagem acima e confirma a identificação. Observe que a excicata é mostrada com o lado inferior para cima, porque seu galo foi quebrado e virado para baixo (visível na foto A).

Há mais informações em Côrtes and Rapini 2013 (fig. 1(!), 17).

Início da página

Anisacanthus trilobus
04/06/2017. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.

Figura 2.

As folhas são simples e opostas, como é típico para a família Acanthaceae (Souza & Lorenzi 2012).

Início da página

Anisacanthus trilobus
19/06/2017. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.

Figura 3.

A descripão original de A. trilobum encontra-se em Lindau 1914. O texto é em latino, porém, o tradutor do Google ajuda. Segundo Lindau, a corola da flor tem dois lábios, um superior e um inferior, e o lábio inferior é trilobado ("inferum trilobum"). Este último detalhe não é óbvio, porque a corola presenta três lobos no lado superior (rótulos "B", "C" e "D" na foto acima) e somente um no lado inferior ("A"). Contudo, se eu entendo bem o texto de Lindau, os dois lobos recurvos "C" e "D" na parte superior da corola originam no lábio inferior. Isso seria também compatível com a minha foto.

Início da página