Pleroma heteromalla
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Espécie anterior Próxima espécie

Gavião-bombachinha-grande

Accipiter bicolor
Fam.: Accipitridae
 Gavião-bombachinha-grande  (Accipiter bicolor)
23/02/2012. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.
Figura 1. Na primeira parte da estação chuvosa de 2012, encontrei um casal de A. bicolor, nidificando na Reserva. A vegetação no lugar do ninho foi Caatinga arbórea secundária, de mais ou menos 30 anos de idade, com árvores relativamente altas, em particular com angico Anadenanthera colubrina e pau d'arco Tabebuia impetiginosa. O ninho, que tinha um diâmetro de 50-60 cm, era localizado na copa de um angico jovem, numa altura de mais ou menos 10 metros. As fotos mostradas aqui foram tiradas perto do local do ninho.

A imagem acima está um pouco superexposta, mas a coloração da plumagem é bem visível. O indivíduo tem as cores típicas de Accipiter bicolor, com uma exceção: As retrizes não são barradas (compare com Mata et al. 2006, p. 120/121).

No wikiaves, achei mais uma foto de um Accipiter bicolor sem retrizes barradas: WA255042 (Silva, A.M. 2010).

Início da página

 Gavião-bombachinha-grande  (Accipiter bicolor)
11/03/2012. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE. (c) H. Redies.
Figura 2. Isto é o outro indivíduo que vi perto do ninho. Partes da foto são escuras demais, porém, o padrão barrado das retrizes se nota ainda assim. Veja também figura 3. O peito e a barriga desta ave mostram um desenho indistinto e irregular i de finas listras transversais, e de manchas, de cor cinza, branca ou ferrugínea. i As calças são ferrugíneas.

Início da página

 Gavião-bombachinha-grande  (Accipiter bicolor)
11/03/2012. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE. (c) H. Redies.
Figura 3. Vista ventral do rabo da ave mostrada na figura 2. Este padrão é típico para Accipiter bicolor: As coberteiras inferiores da cauda são brancas, e as retrizes exibem uma ponta escura, e três largas barras transversais escuras. Compare com Mata et al. 2006, p. 120/121.

Início da página