Pleroma heteromalla
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Espécie anterior Próxima espécie

Brejal

Outros nomes: Golinho
Nome científico: Sporophila albogularis. 

Família: Emberizidae.
A espécies é monotípica e endêmica do Nordeste.
Brejal (Sporophila albogularis)
06/04/2006; Fazenda Canaã, Pentecoste-CE.

Figura 1.

O golinho é um pássaro de áreas abertas com arbustos e grama. No nordeste, é uma das aves de gaiola as mais apreciadas e, por isso, tornou-se raro em muitas regiões. No entanto, na Fazenda Canaã em Pentecoste, a situação era diferente. Anos antes eu comprar esta propriedade em 2001, a captura de pássaros já tinha sido proibida pelo proprietário anterior. Eu continuei com esta medida de proteção, e o resultado foi que o golinho virou muito comum na Fazenda Canaã. Vendi a fazenda em 2006 e eu não sei qual é o estado atual da sua população de Sporophila albogularis.

Início da página

Brejal (Sporophila albogularis)
14/11/2005; Fazenda Canaã, Pentecoste-CE.

Figura 2.

Golinho macho, apanhando sementes na frente da minha tocaia de fotografar, a 2-3 metros de distância da minha câmera.

A ave tem uma pequena área branca loral ou infraloral e uma área branca supraloral ainda menor. Estes detalhes da plumagem são características da espécie. Os outros machos que fotografei, e a plancha 108/7 em Ridgely and Tudor 2009, mostram o mesmo padrão.

No nordeste, o golinho macho é inconfundível. Porém as fêmeas parecem com as fêmeas do bigodinho Sporophila lineola, que também ocorre aqui.

Início da página

Brejal (Sporophila albogularis)
15/10/2008; Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.

Figura 3.

Sem dúvida, o golinho na direita é macho. Mas não tenho certeza se o pássaro à esquerda é uma fêmea adulta ou um imaturo masculino ou feminino.

Início da página