Pleroma heteromalla
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Espécie anterior Próxima espécie

Bacurau, curiango

Nyctidromus albicollis
Bacurau (Nyctidromus albicollis)
27/07/2007. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.
Figura 1. No amanheçer e no anoitecer, ou em noites com luar, Nyctidromus albicollis pode ser encontrado sentado nas estradas de carroçável. Pode ser identificado pelas cores das escapulares (penas dos ombros): em parte pretas, em parte ferrugíneas, com margens ocres.

A subespécie local é C. a. albicollis, occorendo do Venezuela ate o norte e nordeste do Brasil, e também em outras regiões.

Bibliografia:
Cleere 1999

Início da página

 Bacurau  (Nyctidromus albicollis)
06/03/2011. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.
Figura 2. Um bacurau chocando. Encontrei esta ave ao lado de uma trilha na Caatinga da Reserva. Houve um ovo, diretamente no chão, protegido pela vegetação, mas sem nenhum tipo de ninho.

Início da página

 Bacurau  (Nyctidromus albicollis)
22/07/2008. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.
Figura 3. A maioria das espécies de bacural, incluíndo Nyctidromus albicollis, tem cerdas bem-desenvolvidas ao redor do bico. Cerdas são penas especialmente adaptadas, cujas funções não são bem conhecidas, mas poderiam ser, por exemplo: captura de insetos, proteção dos olhos, e sensoriamento tátil (Gill 1994, Sick 1997). As cerdas na foto são rachadas no fim (semi-bristles?).

Início da página

 Bacurau  (Nyctidromus albicollis)
22/02/2009. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.
Figura 4. Este jovem bacural estava sentado na estrada de barro, do mesmo jeito que os adultos. Aparentemente, já estava forrageando sozinho. Com certeza, ele sabia voar, como podiamos ver um instante mais tarde, quando ele moveu-se para uma árvore.

Início da página