Pleroma heteromalla
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Espécie anterior Próxima espécie

Peba

Nome científico: Euphractus sexcinctus. 

Família: Dasypodidae.
Peba (Euphractus sexcinctus)
15/11/2009; Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE. © Hermann Redies

Figura 1.

Encontrei este peba perto da minha casa, quando ele cruzou o caminho em que eu estava andando, e neste momento, fiz a foto. Nas semanas seguintes, repetidamente observei um peba, supostamente o mesmo, em torno do mesmo local, e finalmente o-vi seguido por um filhote. Este correu atrás do adulto, e o adulto parou quando o pequeno não conseguia acompanhar. Eu tinha a impressão que o jovem estava quase cego. Se bem me lembro, ele até colidiu com o adulto (presumo que foi sua mãe) uma ou duas vezes. Isso seria compatível com a descrição em Eisenberg and Redford 1999: "... Euphractus são animais ativos e alertos, com fraca visão, e eles encontram alimentos pelo cheiro."(p. 107)

Euphractus sexcinctus é um dos mamíferos típicos da Caatinga, e caçar peba é uma atividade popular no interior. Os caçadores localizam o peba com a ajuda de cães e cavam com xibancas e enxadas para tirar o pobre animal da sua toca.

O peba é às vezes mantido em cativeiro, onde é alimentado com todo tipo de sobras, e pode se tornar muito gordo. Por isso, pessoas muito gordas são as vezes chamado de peba.

Início da página