Pleroma heteromalla
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Espécie anterior Próxima espécie

Bacurauzinho

Nome científico: Chordeiles pusillus
 — Família: Caprimulgidae
Segundo Dickermann 1988, Chordeiles pusillus pode ser subdividido em 6 subespécies, e 3 destas occorrem no Nordeste:

novaesi, Piauí e Maranhão,
xerophilus, Paraíba,
pusillus, Bahia e Goias.

Na mesma publicação, Dickermann também sugeriu que dois espécimens do Ceará, ainda não identificados, poderiam pertencer a uma subespécie nova.

 Bacurauzinho  (Chordeiles pusillus)
05/11/2010; Fazenda perto de Floriano, Piauí, Brasil.

Figura 1.

Sem querer, assustei este bacurau no seu lugar de descanso no chão, numa colina com muitas pedras, algumas rochas e vegetação esparsa em Cerrado secundário. O vi voando e depois pousando não muito longe de mim, de novo no chão pedroso. A camuflagem da plumagem é muito eficiente, e eu não teria achado a ave de novo, se não tivesse visto aonde ela pousou.

Identificação como Chordeiles pusillus é baseado em parte na sua aparência no voo, quando ele mostra uma faixa clara estreita, porem distinta, na margem posterior das asas. Esta faixa é formada pelas extremidades brancas das rêmiges secundárias, e pode se destacar bastante (Sick 1997, Gwynne et al. 2010).

Não ouvi a nossa ave vocalizando no dia que fiz as fotos, porém algumas semanas depois, gravei canto e chamadas de Chordeiles pusillus na redondeza.

Início da página

 Bacurauzinho  (Chordeiles pusillus)
05/11/2010; Fazenda perto de Floriano, Piauí, Brasil.

Figura 2.

Esta foto é provavelmente do mesmo bacurau que as fotos mostradas acima. A imagem não é nítida, porém é possivel ver uma parte do lado inferior listrada, que não aparecia na figura 1.

Início da página