Pleroma heteromalla
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Espécie anterior Próxima espécie

Cardeal-do-nordeste, campina, cabeça-vermelha

Paroaria dominicana
Fam.: Thraupidae
Galo-de-campina (Paroaria dominicana)
31/01/2006. Fazenda Canaã, Pentecoste-CE.
Figura 1. No Ceará, o cardeal-do-nordeste é mais conhecido como campina ou galo-de-campina ou cabeça-vermelha. Se alimenta de sementes e de frutas, por exemplo, de cirigüelas (foto). Rudolpho Von Ihering considerou este passarinho "... juntamente com o 'concriz', o mais belo ornamento vivo da região" (Von Ihering 2002, p230). ('Concriz' é o corrupião.)

Paroaria dominicana é monotípica e endêmica do Nordeste (Hellmayr 1938).

Hábitat e endemismo: O galo-de-campina ocorre em áreas semi-abertas, fazendas, jardins, etc. Na RPPN Mãe-da-Lua Paroaria dominicana é comum ao redor da casa sede e perto dos açudes, que são ambientes semi-abertos. É mais difícil encontrá-lo na Caatinga arbórea ou em outros tipos de floresta. Como espaços semi-abertos são muito comuns no Nordeste, pode-se supor que destruição de hábitat não é uma ameaça para esta espécie.

Conservação: Em muitíssimas casas nordestinas, há pássaros silvestres em cativeiro. Esta prática deplorável faz parte da cultura sertaneja. Assim, galos-de-campina em gaiola são uma visão comum, e em muitas áreas a espécie já está bastante decimída (Ridgely and Tudor 2009).

Na feira de Itapajé, cada sábado, se vendem aves silvestres, com ou sem gaiola. Este comércio é proibido por lei, mas continua abertamente diante os olhos da polícia, das autoridades e do público em geral.

Sons: Confira nossas páginas sobre os cantos e as chamadas do galo-de-campina.

Início da página

Galo-de-campina (Paroaria dominicana)
12/06/2005. Fazenda Canaã, Pentecoste-CE.
Figura 2.

Início da página

Galo-de-campina (Paroaria dominicana)
01/03/2008. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.
Figura 3. Os "cabeças-vermelhas" jovens têm a cabeça marrom. Rapidamente adquirem o tamanho adulto, e nem todo mundo percebe que eles são imaturos. Até ouvi pessoas dizendo que os castanhos devem ser as fêmeas.

Início da página