Pleroma heteromalla
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Espécie anterior Próxima espécie

Codorna-do-nordeste, perdiz

Nothura boraquira
Fam.: Tinamidae
Perdiz (Nothura boraquira)
10/09/2005. Fazenda Canaã, Pentecoste-CE.
Figura 1. A perdiz se esconde normalmente na vegetação e não pode ser vista facilmente. A ave na foto deixou a sua cobertura vegetal para beber no açude. Passou perto da minha tocaia sem notar a minha presença, e eu fiz várias fotos a pouca distância.

A espécie é monotípica e ocorre no Nordeste do Brasil e em partes da Bolívia e do Paraguai.

Hábitat: A perdiz ocorre em áreas abertas e semi-abertas, incluindo habitats antropizadas como pastagens para gado em áreas desmatadas. Contudo, a espécie parece evitar Caatinga arbórea ou a mata da serra. Na RPPN Mãe-da-Lua, esta ave é bastante rara, se bem que eu a encontrei ocasionalmente perto dos nossos açudes.

Conservação: Como Nothura boraquira se adapta às paisagens alteradas pelo homem, falta de hábitat não será um problema. Porém, a caça é uma ameaça séria e já dizimou ou extirpou a espécie em muitas regiões. Do outro lado, a codorna-do-nordeste pode ser bastante comum em fazendas cujo dono protege a fauna silvestre e consegue prevenir à caça.

Cantos e chamadas: Veja aqui.

Início da página

Perdiz (Nothura boraquira)
10/09/2005. Fazenda Canaã, Pentecoste-CE.
Figura 2. N. boraquira e N. maculosa são de aparência semelhante, e as duas espécies ocorrem no Ceará. Identifiquei esta ave como N. boraquira por causa das pernas amarelas e da barriga branca/pálida. Veja Mata et al. 2006.

Início da página