Pleroma heteromalla
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Espécie anterior Próxima espécie

Turu-turu, pai-luiz

Neocrex erythrops
Fam.: Rallidae
 Pai-luiz  (Neocrex erythrops)
11/03/2009. Serrote-do-Meio, Itapajé-CE.
Figura 1. Achamos este Neocrex erythrops na redondeza da RPPN Mãe-da-Lua, em Caatinga secundária e muito degradada. Para atrair a ave, usei playbacks de gravações de N. erythrops da Venezuela ou do Peru (CD "Birds of Brasil" de P. Boesman).

A ave apareceu logo depois do primeiro playback. Aproximou-se da minha tocaia, porém ficou na sombra e não parou de se deslocar, de um canto para outro, quase sempre na cobertura da vegetação. Ficou difícil fazer uma foto boa.

O pai-luiz é bem conhecido na comunidade dos agricultores da região, porque ele gosta de nidificar no mato que cresce em roças negligênciadas. Quando os trabalhadores finalmente vêm para tirar o mato, eles encontram, as vezes, esta ave ou seu ninho. Não consegui descobrir qual é a origem do nome "pai-luiz".

Subspecies local: Neocrex erythrops olivascens, distribuída em vários paises sul-americanos, no Brasil oriental, e em outras partes do Brasil.

Muito obrigado a Raimundo Lino da Silva Filho ("Raimundinho"), quem ajudou na procura do pai-luiz durante várias semanas. Finalmente, notou a ave perto da própria casa. Obrigado também a Dan Lane, quem ajudou com as gravações para o playback.

Início da página

 pai-luiz  (Neocrex erythrops)
12/03/2009. Serrote-do-Meio, Itapajé-CE.
Figura 2. Quando Neocrex erythrops anda, ele tenta ficar na cobertura da vegetação. O indivíduo na foto parece se abaixar, para ser menos visível. Os movimentos desta ave no chão podem lembrar a ratos.

Início da página

 pai-luiz  (Neocrex erythrops)
12/03/2009. Serrote-do-Meio, Itapajé-CE.
Figura 3. O lado inferior do rabo e da barriga de Neocrex erythrops é barrado, preto e branco. Nisso, a espécie difere de Neocrex columbiana, uma espécie da Columbia muito parecida. Veja Mata et al. 2006.

Início da página