Pleroma heteromalla
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Espécie anterior Próxima espécie

Periquito-da-caatinga, louro

Eupsittula cactorum
Fam.: Psittacidae
 Periquito-da-caatinga  ( Periquito-da-caatinga )
31/01/2006. Fazenda Canaã, Pentecoste-CE.
Figura 1. Eupsittula cactorum é bastante comum no Ceará rural e pode facilmente ser observado perto de fruteiras com frutas maduras. A ave na foto está comendo cirigüelas, as frutas de Spondias purpurea.

A subespécie local é Eupsittula cactorum caixana.

Referências:
Hellmayr 1929
Pinto 1978

Início da página

 Periquito-da-caatinga  ( Periquito-da-caatinga )
08/12/2009. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.
Figura 2. Vista lateral do periquito-da-caatinga.

Para uma foto do periquito-da-caatinga em voo, veja este link no site de Arthur Grosset.

Início da página

 Periquito-da-caatinga  ( Periquito-da-caatinga )
17/03/2012. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.
Figura 3. Local do ninho de Eupsittula cactorum.

Para nidificar, os periquitos costumam criar cavidades nos cupinzeiros nas árvores. A imagem mostra tal cupinzeiro, situado em uma jurema, 2.5 metros acima do solo, na planície da RPPN Mãe-da-Lua. Tirei a foto, quando a ave entrou no ninho.

Periquitos adultos parecem ter medo que a cavidade poderia virar armadilha, da qual eles não podem mais escapar se um predador chegar. Como o pica-pau Celeus flavescens e o caburé Megascops choliba, eles fogem do ninho quando sentem que um perigo se aproxima. Isso é mais seguro para a ave, porém, pode informar o predador onde exatamente estão ovos ou prole.

Início da página

Distribuição geográfica: O periquito-da-caatinga é endêmico do Nordeste (mapa de registros do wikiaves).

Hábitat: Todo tipo de Caatinga, áreas semi-abertas, plantações de frutas e jardins, etc. Também Cerrado, e áreas úmidas como a Serra de Baturité no Ceará.

Alimentação: Frutas, sementes, outra matéria vegetal (Barros & Marcondes-Machado 2000).

Reprodução: Veja figura 3. Ninho e ovos são descritos em Naka 1997.

Conservação: O periquito-da-caatinga é procurado como animal de estimação e ave de gaiola. Os periquitos jovens são retirados dos seus ninhos antes de poder voar, e depois vendidos, por exemplo, na feira das cidades do interior. Estas aves podem ficar muito mansas, e não é raro ver um periquito vivendo "em liberdade" na casa do dono, como membro da família por assim dizer. Contudo, estas aves mansas e soltas frequentemente morrem jovens. Um cachorro ou um gato pode matar elas, ou alguém pode machucar elas acidentalmente.

O comércio ilegal reduziu muito a população dos periquitos na natureza, e ameaça o sobreviver da espécie em muitas áreas. Destruição do hábitat parece ser um problema menor. Não sei se o uso de agrotóxicos nas plantações de frutas causa muito prejuizo a estes periquitos.

Ir para sons.

Início da página