Phoradendron mucronatum (DC.) KRUG & URB.
Este pequeno arbusto pertence a um grupo de espécies popularmente chamadas de ervas-de-passarinho. Estas plantas não crescem no chão, mas formam raízes na casca dos ramos de outras plantas (=hospedeiras). Pelo menos em alguns casos, pássaros ou morcegos comem suas frutas e, defecando na vegetação, plantam os sementes nos ramos. Daí o nome "Erva-de-passarinho".
As ervas-de-passarinho são hemiparasitas. Mediante raízes especializadas designadas haustórios, elas tiram seiva das plantas hospedeiras, mas elas têm também folhas próprias com clorofila e são assim capaz de fotossíntese.
Há muitas espécies diferentes de ervas-de-passarinho, que pertencem à vários gêneros e ocorrem em várias partes do planeta. No Ceará, por exemplo, há 15 espécies do gênero Phoradendron (família Santalaceae) e várias outras espécies da família Loranthaceae (SpeciesLink, consulta 04/01/2022).
A espécie da foto é provavelmente Phoradendron mucronatum, de ocorrência comum na Caatinga. Na estação seca, esta planta pode servir de forragem para caprinos.
No caso, a planta hospedeira é um arbusto do gênero Croton.
Além do ponto de contato na foto, notei mais dois outros contatos em partes adjacentes da planta hospedeira. Assim, a erva-de-passarinho da figura 1 deve provavelmente ser considerada um conjunto de três indivíduos.
Em Kuijt 2003, p. 15, fig. 4, há desenhos dos tipos de inflorescências de Phoradendron. P. mucronatum: fig. 4f.
Literatura consultada
Eichler 1868, p. 118 e t. 38I (Phoradendron emarginatum). Também: P. cearense.
Engler 1889a, pp. 156ff.
Kuijt 2003
Kuijt & Hansen 2014