Orelha-de-onça
Ipomoea hederifolia
Associação
Mãe-da-Lua
Início
Contato
Aves
Mamíferos
Flora

A Reserva Mãe-da-Lua é situada na Serra das Vertentes em Serrote-do-Meio, Itapajé. Em 2013 e 2014, a reserva recebeu o apoio financeiro da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza para o projeto

Preservação do jacu-verdadeiro (Penelope jacucaca) e de outras espécies ameaçadas na RPPN Mãe-da-Lua, na Caatinga do Ceará. Prevenção à caça e aos incêndios florestais. Medidas: vigias na RPPN, educação ambiental nas redondezas. (Projeto 0949_20122)

O seguinte vídeo apresenta os resultados do projeto, que contou também com a ajuda da CPMA, do ICMBio, do PREVFOGO, de proprietários vizinhos e de outras pessoas e instituições. Em resumo, a caça diminuiu, não houve fogo florestal grande, e a população dos jacus continuou aumentando. O último trecho do vídeo mostra a contagem dos jacus em 2014. Houve mais que 80 indivíduos, um aumento grande comparado com 2007, quando registramos somente 16 jacus.

Pedimos disculpas para a qualidade inferior de alguns trechos do vídeo. Não houve filmadora apropriada. Resolução recomendada: 480p (=480x853). Navegador: Chrome.


Para saber mais sobre a Reserva Mãe-da-Lua, clique aqui.


Sou alemão, e meu português não é perfeito. Se encontrar erros de ortografia ou gramática neste texto, por favor, avisem (e-mail).

Início da página