Campo Troupial - Icterus jamacaii
Associação
Mãe-da-lua
Início
Lista das aves
Mamíferos

Frango d'agua azul
Porphyrio martinicus
Purple Gallinule
Família: Rallidae

A espécie é monotípica e tem uma ampla área de ocorrência, da Argentina até a América do Norte, incluindo todo o Brasil. RPPN Mãe-da-lua.

Referências: Hellmayr and Conover 1942, p. 403; Sick 1997; Taylor 1998; Clements 2007. Classificação segundo SACC 03-Feb-2012.

Sinóminos: Fulica martinicaLINNAEUS 1766.

Nome/classificação em outros sistemas taxonômicos:
Porphyrio martinicaCBRO 2011;
Porphyrio martinicusIOC V2.11.

American Purple Gallinule (Porphyrio martinicus)
06/04/2006; Fazenda Canaã, Pentecoste, Ceará, Brasil. Lente 200 mm f2.8.

Figura 1. A galinha d'água azul é uma das aves aquáticas as mais comuns do Nordeste brasileiro. Na época chuvosa, desde que chove o suficiente, Porphyrio martinicus nidifica na vegetação ao redor dos açudes e lagoas na Caatinga. Eu fiz a foto acima de uma pequena barraca móvel, que foi temporariamente colocada na lagoa rasa da Fazenda Canaã, conforme mostrado aqui.

Migração: Na estação seca, a maioria dos corpos de água na Caatinga secam, e muitas aves aquáticas deixam a região. A galinha d'água azul também migra, porém, não achei informação detalhada sobre o seu destino.

Conservação: Porphyrio martinicus é procurada pelos caçadores, e no largo prazo, caça excessiva poderia ameaçar a espécie. Do outro lado, parece que pelo menos no interior do Ceará, o hábitat, em grande parte criado pelo homen, não está em perigo.

Há mais informação sobre Porphyrio martinicus em Taylor 1998.

Início da página
Canto of Purple Gallinule (Porphyrio martinicus)
23/03/2008, no anoitecer. RPPN Mãe-da-lua, Itapajé, Ceará, Brasil. h1277. (c) H. Redies.
Baixar mp3 (Aviso de copyright!)
Som h1277. Vocalizações da galinha d'água azul, gravados perto de um açude. O espectrograma mostra um canto iniciado por uma ave que voou de um lado do açude para o lado oposto, aparentemente para encontrar outra galinha d'água. Não é claro se a última parte da vocalização é do mesmo indivíduo, ou da ave do outro lado. Veja também h1270 abaixo.

Em seguido, começando 11 segundos depois do início da gravação, há mais um canto parecido (não mostrado no espectrograma), provavelmente de outro indivíduo. No final, este canto se mistura com vocalizações do mergulhão-pequeno Tachybaptus dominicus.

Também muitos sons de rãs e insetos.

Início da página

23/03/2008, at dusk. RPPN Mãe-da-lua, Itapajé, Ceará, Brasil. h1270. (c) H. Redies.
Baixar mp3 (Aviso de copyright!)
Som h1270. No mesmo local que h1277, alguns minutos mais tarde. De novo, uma galinha d'água azul vocaliza enquanto voa sobre o açude. Parece que as notas de altura alternando, na segunda parte da vocalização, são de outro indivíduo.


Ainda não há tradução para o português.

To clarify whether there were really two vocalizing birds, I transformed the recording into an artificial sound, by changing the playback sampling rate from the original 44.1 kHz to 22.05 kHz. This results in a "slower" sound (speed divided by 2), which a human can follow more easily. Of course, the sound also becomes "lower" (frequencies divided by 2). Here it is:

Baixar mp3 (Aviso de copyright!)
My impression was that two birds were involved.

Início da página

27/03/2008. RPPN Mãe-da-lua, Itapajé, Ceará, Brasil. h1276. (c) H. Redies.
Baixar mp3 (Aviso de copyright!)
Som h1276. No fim da tarde, na beira do um açude. A ave não foi avistada.

Para eliminar os sons dos insetos, a gravação foi filtrada (passa-faixa 100-5500 Hz, sox V14.3.2, filtro sinc).

Início da página