Campo Troupial - Icterus jamacaii
Associação
Mãe-da-lua
Início
Lista das aves
Mamíferos

Rabo-branco-rubro
Phaethornis ruber
Reddish Hermit
Família: Trochilidae
Subfamília: Phaethornithinae

O taxon local é a subespécie nominal Phaethornis ruber ruber. Existe em uma grande parte do Brasil, no Suriname e na Guiana Francesa. (Grantsau 1988, p. 47).
Referências: Grantsau 1988, Hinkelmann 1999.

Sinóminos: Trochilus ruberLINNAEUS 1758

Song of Reddish Hermit (Phaethornis ruber)
17/02/2012, Itapajé, Ceará, Brasil. h1695. (c) Hermann Redies.
Som h1695. O canto do rabo-branco-rubro. A figura mostra um extrato da gravação h1695, com uma sequência típica de notas (de 14s a 19s).

O beija-flor estava empoleirado em um galho a um metro acima do solo, e cantou alto durante vários minutos, sempre repetindo sequências de notas parecidas com aquela mostrada na figura.

Início da página

Hábitat: Encontrei o rabo-branco-rubro Phaethornis ruber na serra de Itapajé, em uma altitude de, aproximadamente, 500 metros, em vegetação secundária, muito degradada, perto de uma casa. No passado, a vegetação da serra deve ter sido mata úmida, como mostram as numerosas plantações de bananas que agora cobrem a serra, e que são manejadas sem irrigação. Não achei o Phaethornis ruber no semi-árido da Caatinga típica, como, por exemplo, na planície da RPPN Mãe-da-lua. Isso concorda com a descrição do hábitat em Hinkelmann 1999.