Campo Troupial - Icterus jamacaii
Associação
Mãe-da-lua
Início
Lista das aves
Mamíferos

Caititu
Porco-do-mato

Pecari tajacu
Collared Peccary
Ordem: Artiodactyla
Família: Tayassuidae
Caititu (Pecari tajacu, Tayassu tajacu)
18/08/2016; RPPN Mãe-da-lua, Itapajé, Ceará, Brasil. Câmera de trilha.

Figura 1. Um caititu adulto e um filhote, subindo a serra na RPPN Mãe-da-Lua. O pequeno caititu parece bastante magro. Talvez, devido à seca e à falta de alimentos, a mãe não tem muita leite. Eu espero que ele vai sobreviver.

A foto foi tirada com uma camera de trilha. Para identificação da espécie, veja figura 2.

Início da página
Caititu (Pecari tajacu, Tayassu tajacu)
18/08/2016; RPPN Mãe-da-lua, Itapajé, Ceará, Brasil. Câmera de trilha.

Figura 2. Este caititu é o mesmo que o indivíduo adulto da figura 1. A foto foi tirada alguns secundos antes da primeira foto. Com isso, é possível identificar a espécie. Em particular, a faixa branca nas costas é bem visível. Esta faixa continua até o peito, como um colar. Daí o nome inglês: "Collared Pecary" (Porco-do-Mato do colar).

Início da página

Caititu (Pecari tajacu)

Hábitat: Na RPPN Mãe-da-lua, encontrei caititus na mata seca da serra e também na planície, em vegetação de Caatinga, e até perto da minha casa.

Conservação: O caititu é ainda bastante comum na Amazonia e em outras partes das Américas, porém, no estado do Ceará, a espécie está quase extinta. A pesar dos pesares, alguns caititus conseguiram sobreviver aqui, na Serra das Vertentes em Serrote-do-Meio. Na RPPN Mãe-da-Lua, os caititus parecem até aumentar. Em parte, isso é provavelmente devido ao nosso esforço de prevenção à caça.

Início da página