Campo Troupial - Icterus jamacaii
Brown Capuchin Monkey - Cebus apella
Associação
Mãe-da-lua
Início
Lista das aves
Mamíferos

Informações técnicas


Fotografia
Gravações de vozes
Tocaias para fotografar
Identificação das espécies
Software


Fotografia

O equipamento foi uma cámera digital Canon 20D com lente EF 200 mm F2.8L e EF 300 mm F2.8L IS.


Gravações de vozes

Equipamento: gravadora digital Marantz PMD671 e PMD661. Configuração: 16 bit / 44.1 kHz ou 16 bit / 48 kHz, mono, arquivos em fomato WAV. Microfones Sennheiser ME67 ou ME64.

Os arquivos MP3 que podem ser baixados deste site, foram gerados com lame version 3.97 ou 3.98.


Tocaias para fotografar

Para fotografar e observar, uso frequentemente tocaias móveis, ou uma torre de observação. Tocaias móveis e torre foram colocadas em lugares onde tinha situações interessantes. Por exemplo, fiz a foto deste periquito da caatinga na torre de observação, montada ao lado de um pé de cirigüela (Spondias purpurea) com frutas maduras.

Além das tocaias móveis, tenho também barracas de observação em lugares permanentes, veja por exemplo aqui.

Às vezes, alguma isca foi utilizada, para atrair aves para perto de uma tocaia. Para rolinhas, tico-ticos etc., botei sementes (ração) no chão. Urubus foram engodados com tripas de carneiro.

Início da página


Identificação das espécies

As espécies foram identificadas considerando indícios visuais e/ou auditivos.

Para mim, os mais importantes livros para identificação de espécies foram os seguintes:

Para Passeriformes: "The Birds of South America", de Ridgely and Tudor, vol. 1 (1989) e vol. 2 (1994); e, depois, Ridgely and Tudor 2009; e também o "Handbook of the Birds of the World", vol. 8 e vol. 9.

Para não-Passeriformes: "Field guide to the Birds of South America" de Mata et al. 2006. "Handbook of the Birds of the World", vol. 1, vol. 3 e vol. 5.

Para as aves do cerrado: o novo guia de Gwynne et al. 2010.

Veja também a bibliografia.

Muitos milhares de gravações de sons de aves brasileiras são disponíveis na internet, no wikiaves e no xeno-canto, dois sites de grande utilidade para identificação de vozes.

Início da página

Software

A maior parte do software utilizado é software livre, grátis, disponível na internet para todos. Processamento digital de imagens foi com o gimp. Dados acústicos foram processados com o wavesurfer, do "Center for Speech Technology, Stockholm, Sweden", e com os programas lame e sox. Espectrogramas foram gerados com Praat ou wavesurfer.

As páginas da web foram criadas e mantidas num sistema linux (OpenSuSE e Ubuntu), diretamente em HTML, com vim, bash scripts e perl. Mysql sirve como base de dados para registros de espécies e muitas outras informações. Muito obrigado à comunidade do software livre pelos excelentes sistemas e programas.

Se achar problemas no site, por favor me mandem um aviso (contato).

Início da página