Campo Troupial - Icterus jamacaii
Brown Capuchin Monkey - Cebus apella
Associação
Mãe-da-lua
Início
Lista das aves
Mamíferos

Introdução


Localidades para observação de aves
Denominação
Tradução para o português

Meu nome é Hermann Redies, sou residente no Ceará (Brasil) desde 1998, e sócio da Associação Mãe-da-lua. Estou interessado na fauna local, e desde 2003, estou passando muito tempo observando, fotografando e gravando aves.

A Lista de aves do Nordeste, que apresento aqui, não é um catálogo geral da avifauna regional, mas mostra as espécies que eu mesmo encontrei na natureza. A lista contem links para páginas sobre as espécies individuais, com informações adicionais.

Observação de aves é uma atividade fascinante e divertida. Mais importante, promove a consciência ambiental. Espero que o nosso site contribua para despertar o interesse por aves, a natureza, e sua proteção, especialmente entre o público nordestino no Brasil.


Localidades de observação de aves

De 2003 a 2008, minhas duas principais localidades de "passerinhar" estavam na Caatinga, no norte do Ceará:
  • RPPN Mãe-da-lua, 764 hectares, município de Itapajé, aproximadamente 100 quilômetros a oeste de Fortaleza. Uma parte da reserva é planície, e outra parte é serra baixa. A vegetação é relativamente bem preservada, com uma biodiversidade impressionante, que inclui mais que 160 espécies de aves. Nosso site tem uma seçao especial sobre a RPPN Mãe-da-lua, consulte lá para mais informações. Estou vivendo diretamente ao lado da reserva desde 2006.

  • Fazenda Canaã, 261 hectares, município de Pentecoste, 60 quilômetros a oeste de Fortaleza. A fazenda está na planície (depressão sertaneja), e a maior parte da vegetação é Caatinga arbórea, secundária, de 3-8 m de altitude. Morava na Fazenda Canaã de 2001 a 2006, e a visitei várias vezes em 2009.

Desde 2009, faço frequentemente viagens para outros lugares do Nordeste, com hábitats diferentes. Os destinos principais foram:

  • A serra de Baturité e Maranguape perto de Fortaleza, com algumas áreas de mata úmida bem preservada, e com jardins e sítios maravilhosos;

  • Os arredores de Floriano no Piaui, e, do outro lado do Rio Parnaíba, de Barão de Grajaú, no Maranhão. Os hábitats incluiram Cerrado primário e secundário, áreas cultivadas, pastagens com açudes, e mata ciliar preservada ou degradada na beira dos rios;

  • O litoral do Ceará, por exemplo o manguezal e a praia de Acaraú.

Por favor, respeitem meus direitos de autor. Para citações e copyright, veja aqui.

Início da página


Denominação

Os nomes científicos e ingleses seguem a proposta do South American Classification Committee (SACC). Por enquanto, os nomes portugueses são na maior parte de Sick 1997, e às vezes também de outras fontes, como do CBRO.

Em alguns casos, as páginas das espécies informam também o primeiro nome científico publicado, e o autor e data da publicação, para a espécie (letras pequenas, em preto) e/ou para a subespécie (letras pequenas, em marrom). Veja exemplo. Às vezes, adicionei outros sinônimos também.

Início da página

Tradução para o português

Minha língua materna é alemão, e meu português não é perfeito. Com certeza, haverá erros de gramática e de vocabulário no texto. Se encontrar uma passagem de dificil entendimento, por favor, avisem por e-mail.

Início da página