Pleroma heteromalla
Ipomoea hederifolia
Reserva
Mãe-da-Lua

Espécie anterior Próxima espécie

Manihot carthagenensis

Família: Euphorbiaceae
Aspecto geral: Árvore
Manihot carthagenensis (Maniçoba)
26/07/2017. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.

Figura 1.

A maniçoba é uma árvore comum tanto na planície como na serra da reserva. Sua madeira é muito mole, e uma maniçoba caída apodrece em poucos meses.

Freire Alemão escreveu no relátório da Commissão Scientífica de Exploração (1859-1861) sobre a maniçoba: "..(seu) leite dá tão bom caoutchouc como o do Pará. A grande procura desta substancia na Europa e nos Estados-Unidos .. causou no Ceará um verdadeiro furor pela sua extracção nos annos de 1855 e 1856. As matas forão invadidas, e as árvores em grande parte destruídas; ..a gomma colhida às pressas, sem cautelas, e cheia de impuridades, não sei por que cegueira ou imprevidencia dos negociantes era comprada pelo mesmo preço a boa e a má. O resultado foi, como se devia antever, a falsificação dolosa e o descredito do genero, o prejuizo dos compradores e a cessação do commercio." (Freire Allemão 1862, p. CXVI).

Referências:
Braga 1976, p. 351;
Freire Allemão 1862, p. CXV;
Nickel Maia 2004.

Início da página

Manihot carthagenensis
26/07/2017. Reserva Mãe-da-Lua, Itapajé-CE.

Figura 2.

A folhas da maniçoba são lobadas, porém, de maneira variável. Na foto, há folhas com três lobos (exemplo: rôtulo "3") e outras folhas com cinco lobos (rôtulo "5").

Início da página