Campo Troupial - Icterus jamacaii
Brown Capuchin Monkey - Cebus apella
Associação
Mãe-da-lua
Início
Lista das aves
Mamíferos

A Associação Mãe-da-lua é a proprietária da Reserva Mãe-da-lua no Serrote-do-meio, Itapajé-CE. O foco das nossas atividades é a preservação dos animais silvestres da reserva e, desde o início de 2013, nós recebemos recursos da Fundação Grupo Boticário para vigiar e prevenir à caça na reserva e em suas redondezas. Os animais perseguidos pelos caçadores são jacus-verdadeiros, veados, pebas e tatus, juritis, dentre outros.

A caça no Ceará é proibida em quase todas as circunstâncias. Em regra geral a multa para quem matar um animal silvestre é de R$ 500. Já a multa para quem matar um animal em extinção, como, por exemplo, um jacu-verdadeiro, é de R$ 5.000. Em uma reserva, todas as multas são dobradas. Os caçadores sabem que é proibido caçar, mas eles acreditam que ninguém descobrirá, pois a polícia não aparece.

Contudo, hoje, dia 28/1/2014, a polícia apareceu. Houve uma ação da Polícia ambiental (CPMA) no Retiro de Tejuçuoca e no Salitre (Serrote-do-meio, Itapajé). Os policiais visitaram vários caçadores e explicaram a legislação ambiental. Os caçadores entregaram espingardas do tipo socadeira, munição e outros acessórios de caça.

Apreensão de armas de caça
28/1/2014. Localidade de Retiro no Município de Tejuçuoca, Ceará, Brasil.

Figura 1. Depois de explicar a legislação ambiental, a CPMA apreendeu armas. A foto mostra o soldado Décio (esquerda) com duas "socadeiras", e o cabo Melo, na frente da casa de um caçador no Retiro.

armas apreendidas no 28/1/2014
Itapajé, sede da Associação Mãe-da-lua em Serrote-do-meio. 28/1/2014.

Figura 2. Durante a ação da CPMA, foram apreendidas cinco armas de fogo (uma espingarda não está na foto), munição, armadilhas e outros acessórios de caça.

A equipe do CPMA, do 28/01/2014
Sede da RPPN Mãe-da-lua, Serrote-do-meio, Itapajé-CE. 28/1/2014.

Figura 3. Depois da ação, na sede da RPPN Mãe-da-lua. O Cabo Melo (esquerda), o Cabo Jones, Hermann Redies da Associação Mãe-da-lua, o comandante da ação Subtenente Edísio, e o Soldado Décio (direita).

Esta operação da CPMA foi uma contribuição preciosa para a preservação dos animais silvestres. A comunidade do entorno é pequena e, sem dúvida, haverá muitíssimos comentários sobre a ação de hoje. Eu acredito que as pessoas, que a CPMA visitou, vão agora desistir da caça. E outros vão pensar sobre o assunto e, talvez, perceberão que é errado matar os últimos animais silvestres que sobrevivem ainda nesta região. Também acredito que alguns outros vão desistir da caça sómente porque eles têm medo de uma visita da CPMA...

Nós, da Associação Mãe-da-lua, agradecemos à Polícia ambiental por ter, mais uma vez, ajudado. A ação de hoje foi realmente bem conduzido e eficaz.

Durante a semana depois da ação da CPMA, divulgamos o seguinte informativo pela Rádio Atitude de Itapajé e pela Rádio Retiro de Tejuçuoca.

Sou alemão, e meu português não é perfeito. Se encontrar erros de ortografia ou gramática neste texto, por favor, avisem (e-mail).

Início da página